PRÊMIO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO DO ANO

Um profissional tão importante nas empresas merece um reconhecimento à altura.

Uma iniciativa da Minder e da SEC Talentos Humanos para apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores por Profissionais de Secretariado.

Participe, contando seu projeto de destaque e, BOA SORTE!

Todos os projetos serão avaliados pela Comissão de Avaliação e os 5 melhores pelo público.

Os vencedores serão conhecidos durante a CONASEC, em outubro de 2024.

Ana Paula Iliadis Simões

Global Administration Manager da IBM

Cathia Lima Petroni

Docente e Coordenadora na Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Larissa Sonsin

Secretária Executiva na Siemens Energy

Roseli Soares

Secretária Executiva do Presidente da IHS Towers

Stefi Maerker

Diretora da SEC Talentos Humanos

Abraçando Quem Abraça Abraçando Quem Abraça
Por: Maria do Carmo Ferreira Lima

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Assistants` Academy Assistants` Academy
Por: Debora Ferreira, Elisa Watanabe, Maria Aparecida Neri, Mercia Mello, Paola Galera e Thais Paiva

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Identidade Visual para a Comissão de Ética Identidade Visual para a Comissão de Ética
Por: Laurenice Santos

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O Profissional de Secretariado atuando na Gestão da Experiência do Cliente O Profissional de Secretariado atuando na Gestão da Experiência do Cliente
Por: Sara Lima Milani

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Pauta Online Pauta Online
Por: Rodrigo Nunes Gurgel, Bruno Pio de Abreu Travassos, João Antonio Alves Ramos, Luísa de Abreu Martino Rondon e Julio Anderson Alves da Silva

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Projeto 1

Abraçando Quem Abraça

Por: Maria do Carmo Ferreira Lima

Neste projeto os alunos da disciplina Tecnologias e Técnicas Secretariais, no terceiro semestre do curso desenvolvem um levantamento sobre ONG's num raio de 5km da FATEC SP (Av. Tiradentes, 709) e propõem uma forma de contribuir com a ONG. Com isso os alunos desenvolvem competências socioemocionais e cidadania, além das competências técnicas necessárias ao cotidiano da área.

O projeto já abraçou o SAICA ABCD na Rua dos Italianos, 1200 no Bom retiro, fazendo uma festa junina para as crianças e adolescentes. Abraçou a ONG Fios Encantados de Jundiaí, por meio de um workshop que eles apresentaram na Instituição, ocasião em que foram confeccionadas pelos alunos, 20 acessórios para toucas de crianças com câncer.

Abraçou ainda a ONG Casa de Clara, um braço assistencial do SEFRAS, Serviço Franciscano. Responsável pelo cuidado com idosos carentes, numa espécie de creche para a terceira idade.
Cada Projeto é iniciado e concluído no próprio semestre.

Os alunos manifestam muita alegria, gratidão pela atividade e se emocionam com o resultado. É um trabalho que desenvolve o espírito de cidadania, empreendedorismo social, conhecimento do terceiro setor, empatia, compaixão, trabalho em equipe, solidariedade. Para mim, um trabalho muito gratificante.

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Projeto 2

Assistants` Academy

Por: Debora Ferreira, Elisa Watanabe, Maria Aparecida Neri, Mercia Mello, Paola Galera e Thais Paiva

Somos um grupo de Assistentes que idealizou o projeto de uma plataforma de desenvolvimento de carreira para os profissionais de Secretariado da BASF Brasil.

A Assistants' Academy foi criada com custo zero!

No processo, contamos com a parceria da área de Treinamento e Capacitação de RH e de colegas de TI.

O projeto nasceu com o objetivo de encontrar opções para planificar as Metas e PDI anuais, tendo em conta as necessidades de capacitação de cada profissional, de acordo com as necessidades de cada área da empresa e de estarmos continuamente alinhados com as estratégias corporativas.

A Assistants' Academy é uma plataforma que:
- É 100% digital;
- Utiliza ferramentas existentes na empresa, como Office 365, Sharepoint, Ms Teams e Yammer;
- Foi desenvolvida em parceria com RH;
- Baseia-se na metodologia 70-20-10;
- Conta com opções selecionadas do Success Factors (LinkedIn Learning, Insight Outside Library);
- Apresenta conteúdo atualizado do mercado, permitindo-nos o aprimoramento contínuo;
- Atualiza-se com a colaboração dos nossos colegas; e
- Promove encontros com outras áreas sobre temas relevantes para a BASF.

E, além do mais, pelo feedback dos nossos colegas, a plataforma é utilizada para escolher treinamentos ou participar de eventos que adicionam conteúdo significativo na profissão.

Temos o sonho ainda de transformar a plataforma de local em global, para que as assistentes da empresa nos diferentes países do mundo possam usa-la, e quem sabe nos tornarmos exemplo para outras empresas em desenvolvimento do Profissional de Secretariado!

Conheça um pouco mais sobre o projeto no anexo.

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Projeto 3

Identidade Visual para a Comissão de Ética

Por: Laurenice Santos

A minha contribuição se realizou através da ideia de criação de uma Identidade Visual para a Comissão de Ética da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A, na qual atuo como Secretária-Executiva desde maio/2023.

A inspiração ocorreu durante a participação do Fórum de Gestão da Ética sediado pela Hemobrás em Recife no dia 27/07/2023, quando conheci a deles e me dei conta que esta ferramenta poderia ser um grande auxílio para fortalecer a atuação da nossa Comissão de Ética. Ao me certificar de que, em quase trinta anos de existência, a Comissão de Ética da Companhia nunca havia registrado uma Identidade Visual e, após identificar a necessidade de aproximação dos colaboradores do chão de fábrica com os colaboradores administrativos, no contexto de atuação da Comissão de Ética, pensei na possibilidade de algo que desse um real significado a esta aproximação e sugeri aos membros da comissão que trabalhássemos nesse tema.

Em uma reunião fizemos um brainstorming, e apresentei o meu conceito: deveria ser um elemento que, ao ser visualizado, transmitisse o propósito da conexão entre todos os colaboradores da Companhia. Sugeri três slogans, para complementar o desenho. O slogan Juntos pela Ética foi aprovado por todos os membros da Comissão na 21ª Reunião Ordinária realizada em 10/10/2023, assim como a arte gráfica elaborada pela gerência Geral de Comunicação, a partir da ideia enviada.

A Identidade Visual foi concretizada, através da Camila Gonçalves Smerin, na época estagiária da respectiva Gerência. A arte final, formou-se pelo pictograma de elementos com seus uniformes, representando as suas áreas de atuação, ao redor de uma mesa redonda cujo centro projeta a logomarca da Companhia. Foi submetida à aprovação do Presidente da Companhia, que concordou com o trabalho finalizado.

A Identidade Visual da CE-NUCLEP foi apresentada oficialmente na 165ª Reunião do Fórum de Gestão da Ética das Empresas Estatais, sediada pela NUCLEP em 23/11/2023, com a presença de representantes de Comissões de Ética de várias empresas do país, as quais fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica para o Fórum de Gestão da Ética nas Estatais, bem como da representante da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), Sra. Luciana Toldo e o Coordenador do Fórum de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, Sr. Leandro Ravache. Juntos pela Ética, se tornou o conceito de atuação da nossa Comissão de Ética, através de ações com caráter preventivo e educativo, conforme determinações da Comissão de Ética Pública (CEP) e pelo nosso Regimento Interno, primando sempre pela melhoria do ambiente institucional entre os colaboradores.

Transcrição em Libras: Letícia Nascimento Martins
Vídeo: Julio Dias
Fotografia: Laura Vaz

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Projeto 4

O Profissional de Secretariado atuando na Gestão da Experiência do Cliente

Por: Sara Lima Milani

O Escritório da empresa em que trabalho possui um Centro de Experiência (CEC), onde nossa equipe de vendedores costuma levar nossos clientes para visitar.
Foram identificados diversos problemas principalmente logísticos e de custos durante esse processo de visitas.

Pensando nisso, a solução que encontrei inicialmente, foi criar um projeto local em 2022 com um Sharepoint para organização e agendamento de visitas no escritório.

Para cada solicitação que eu recebia, eu preparava tudo o que era necessário para a reunião como: Reserva de salas; Cadastro dos visitantes na Portaria para agilizar a liberação de entrada; Solicitação de catering; Reserva de restaurantes; Apoio com a agenda e apresentações.

O projeto recebeu uma grande reformulação global em 2023. A empresa investiu em um site novo, que precisou de um representante em cada país do mundo, para fazer os testes, sugestões de melhoria e participar da implementação.

E como eu já estava atuando nesse projeto há um ano, eu fui convidada para ser a Briefing manager e gerenciar o projeto no Brasil!

Com a demanda muito alta pelas visitas, e consequentemente muito mais solicitações de catering, o custo com alimentação ficou muito alto.
Então criei um sub-projeto para trazer economia e praticidade nas solicitações de catering para as reuniões.

Com esse projeto de catering, traremos uma economia de 100 mil reais por ano para a empresa!

Conheça um pouco mais sobre o projeto no anexo.

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Projeto 5

Pauta Online

Por: Rodrigo Nunes Gurgel, Bruno Pio de Abreu Travassos, João Antonio Alves Ramos, Luísa de Abreu Martino Rondon e Julio Anderson Alves da Silva

A governança do Banco do Brasil envolve diversos conselhos e comitês, que produzem aproximadamente 700 reuniões e mais de 2000 deliberações anuais. A Secretaria Executiva, composta por 90 colaboradores, é responsável, entre outros papeis, por assessorar esses colegiados, organizando pautas, convocações, reuniões e atas.

Nesse contexto, um dos principais desafios enfrentados era a imprevisibilidade de horário e duração dos itens de pauta. Relatores frequentemente aguardavam em antessalas por longos períodos, sem saber exatamente quando seriam chamados para defender seus projetos.

Com o advento dos aplicativos de mensagens, como o whatsapp, os secretários das reuniões passaram a avisar os relatores da proximidade de seus temas, o que permitiu que não mais precisassem ficar aguardando o dia todo para serem chamados. O inverso também se tornou comum, onde os relatores enviavam inúmeras mensagens aos secretários para saber sobre o andamento das reuniões e o resultado das deliberações. Contudo, essa dinâmica por vezes atrapalhava o progresso das reuniões, pois os relatores, quando chamados, demoravam a ingressar na sala, pois não ficavam mais aguardando próximos a ela, além de impactar a atenção dos secretários com as mensagens recebidas.

Para resolver esses problemas, foi criada a ferramenta Pauta Online. Desenvolvida internamente pela Secretaria Executiva do BB, a solução permite o acompanhamento remoto do andamento das reuniões em tempo real, oferecendo previsões realistas do horário de cada assunto, bem como o registro online das deliberações. Antes do início da reunião, o secretário cadastra na ferramenta o início, duração e término estimados para cada tópico, os quais vão sendo automaticamente ajustados à medida que a reunião evolui, permitindo aos relatores programarem sua participação com maior precisão e menor margem de erro.

Cada item da ordem do dia é identificado no Pauta Online por números de protocolos e nomes dos relatores, preservando, assim, a necessária confidencialidade com relação ao público usuário da ferramenta, de forma que uma área não toma conhecimento sequer do nome do assunto a ser relatado por outra. Ao permitir o registro em tempo real do resultado de cada deliberação (aprovado, aprovado com considerações, ciente, ciente com considerações, adiado ou retirado de pauta), o Pauta Online agiliza sobremaneira o processo decisório da companhia, pois as decisões já podem gerar efeitos imediatos, mesmo antes do término das reuniões e confecção das respectivas atas.

Os benefícios da ferramenta são inúmeros. Ela mitiga o impacto no tempo dos secretários durante as reuniões, permitindo o foco no desempenho de suas principais funções, e otimiza a gestão de tempo dos relatores, em sua maioria de nível diretivo e executivo, que agora podem planejar suas agendas com mais assertividade. Os assessores e secretárias dos conselheiros e demais participantes das reuniões, ao terem conhecimento da previsão acurada de término das pautas, passaram a poder controlar melhor suas agendas, principalmente com relação a voos, despachos com as equipes e outros compromissos. A agilidade e eficiência do acompanhamento das reuniões foram significativamente melhoradas e a satisfação entre os usuários é altíssima. A ferramenta já está disponível na intranet do Banco do Brasil, com uma versão mobile em desenvolvimento para otimizar ainda mais sua acessibilidade.

Em resumo, o Pauta Online representa uma inovação significativa, proporcionando agilidade, eficiência, previsibilidade e melhor fluxo de informações, resultando em uma experiência aprimorada para todos os envolvidos.

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Projeto Vencedor 2022 - Júri Técnico

Governança no Pool de Assessoras

Cibele Nascimento

Atuo como secretaria desde 2008, quando ingressei no curso de Secretariado Executivo Bilíngue na Universidade Paulista - UNIP. No ano de 2015, eu e minhas colegas migramos do atendimento dedicado (exclusivo ao um número finito de líderes) para modelo de atendimento em pool. Foram quatro anos de muito aprendizado lado a lado com minhas colegas e, em outubro de 2019, fui convidada a participar de um projeto-piloto para estabelecer uma governança com relação a estrutura e gerenciamento do time. Até então, não havia um único gestor para reporte direto/centralizado sobre as questões pertinentes à área, e ao desenvolvimento das profissionais.

A iniciativa teve como principais objetivos:
- Mapeamento preliminar do perfil das assessoras e do cliente interno;
- Análise de custo-benefício do quadro dessas profissionais;
- Maior sensibilização e engajamento das equipes;
- Capacitação e treinamentos direcionados;
- Monitoramento, elaboração de melhores soluções;
Compartilho, no anexo complementar, os resultados do meu trabalho como gestora do pool, nesse processo de Change Management entre out/19 e jul/21 - período no qual, fui responsável pela grade de treinamentos, contratações, avaliações e gestão de recursos intelectual e financeiro do time.

CONHEÇA O PROJETO NA ÍNTEGRA

Projeto Vencedor 2021 - Júri Técnico

DemocrAtivismo - Projetos de Secretariado

Jefferson Sampaio de Moura

A partir do ano de 2014, em que me tornei professor de Secretariado, todo o meu trabalho tem sido direcionado para a comunidade secretarial, seja a acadêmica, constituída por alunos e professores; como a profissional, caracterizada pelos profissionais de secretariado que prestam assessoria executiva direta. Com base nisso, em 2017, surgiu o Blog "Jefferson Sampaio", espaço destinado para reflexões específicas da área, onde são publicados artigos especializados acerca do secretariado. Hoje, o blog conta com mais de vinte artigos que apresentam reflexões teóricas e profissionais relacionadas à complexidade da atuação secretarial e mais de 50.000 visualizações. No mesmo ano, participei das conversas iniciais de criação do Comitê de Secretariado Executivo do Distrito Federal - COMSECDF, enquanto membro fundador. Junto a isso, participei na implementação dos outros Comitês nos estados de Rondônia, Roraima, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. No decorrer dos anos, o blog se tornou site, agora com conteúdo mais robustos. Por sinal, esta tem sido a minha maior contribuição para o secretariado, atualmente, pois sou eu que faço a manutenção, criação e compartilhamento, gratuito, de conteúdos aplicados para profissionais e acadêmicos da área, via site www.jeffersonsampaio.com Ao cursar o mestrado em Direitos Humanos e Cidadania, entre os anos de 2015 e 2017, pude construir pesquisas e materiais aplicados numa perspectiva mais reflexiva e humanizada, surgindo assim diversas publicações com foco na análise da complexidade secretarial. Em 2018, assumi, voluntariamente, o cargo de Secretário Adjunto na Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC, com o objetivo de contribuir ainda mais com a categoria. Fico no cargo até o fim de 2021. Diferente de outros profissionais, todo o trabalho gratuito que vem sendo realizado não é uma estratégia de captação de clientes para empreendimentos pessoais, uma vez que sou professor com dedicação exclusiva e, por isso, não posso e não tenho interesse em empreender na área de formação secretarial. Todo o trabalho gratuito é a materialização dos meus valores e da minha missão em contribuir para o bem-estar secretarial e devolver a área um pouco de tudo que ela me proporcionou. Foi a partir da compreensão dessa minha missão, que o meu trabalho enquanto ativista secretarial ganhou corpo e começou a ecoar no cenário brasileiro e internacional. Para fins de registro, já palestrei em alguns dos principais eventos de secretariado do Brasil e nas principais instituições de ensino que ofertam cursos da área, na maior parte das vezes, todo o custo de locomoção e estadia foram arcados por mim. Soma-se a isso, as dezenas de lives profissionais e eventos online em que palestrei. Todo o meu trabalho é realizado de modo gratuito focando atingir e alcançar o maior número de pessoas e, com isso, contribuir para a construção de cenários de valorização da profissão de secretariado, partindo da motivação e formação dos profissionais e discentes da área. Na linha da gratuidade, em junho de 2020, lancei a Biblioteca Secretarial, que pode ser acessada via site www.jeffersonsampaio.com. Nela é possível encontrar 58 (cinquenta e oito) pastas temáticas com artigos, reportagens, apostilas e livros da área de secretariado, inclusive em língua inglesa. Hoje, a base de dados da biblioteca conta com mais de 400 materiais categorizados em pastas de fácil acesso. Em abril deste ano, 2021, lancei outra grande contribuição gratuita para o secretariado: o livro “Teoria Crítica Secretarial: para uma concepção humanizada e politécnica do secretariado”, livro que pode ser acessado via site supracitado. Vale dizer que no lançamento do livro, contamos com a presença de mais de 400 profissionais da área. Não obstante, vale sinalizar que já lancei outros materiais gratuitos para a comunidade secretarial, como os e-books “Branding em Secretariado”, “COMSecretários”, “14 princípios minimalistas”, “15 normas de etiqueta para o período de pandemia”, “Humanidade, Amor e Secretariado”, “Consumo Sustentável”, “Sobre Secretariado, Atendimento e Excelência” e “A Assessoria Humanizada”. Alguns com ISBN e Fichas Catalográficas emitidos pela Câmara Brasileira do Livro - CBL. Por fim, não menos importante, buscando ajudar profissionais que ainda não conseguiram estabelecer um plano de carreira, criei o projeto “Sampaio - Incubadora de Ideias”, constituído por conversas criativas individualizadas com foco em projetos específicos dos demandantes. Assim como os demais, o projeto é gratuito e para ter acesso basta preencher um formulário eletrônico no meu site.

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Projeto Vencedor 2020 - Júri Técnico

Sustentabilidade

Sarah Alves Tassinari

Quando meu atual executivo foi repatriado ao Brasil, ele vivia comentando sobre a vontade de fazer projetos de plantio de árvores onde envolvessesmos os colaboradores. Após um tempo analisando algumas opções, entrei em contato com a SOS Mata Atlântica com a premissa de plantar uma árvore a cada produto vendido no mercado brasileiro caminhão, ônibus e motor). Apresentamos o projeto no Board, o qual foi aprovado por unanimidade. Enfim, hoje além de ações sociais entorno da fábrica e com os colaboradores, iniciamos a primeira Floresta Scania no mundo. Engajando não apenas as empresas do grupo: Scania Brasil, Scania Banco, Scania Consórcio e a rede de concessionárias Scania do Brasil, mas também clientes e fornecedores, envolvendo toda a cadeia e os 3 pilares da Sustentabilidade; Financeiro, Social e Ambiental. Tenho o maior orgulho em dizer que nossa floresta conta com 73 mil árvores plantadas no Vale do Paraíba equilavalente a 12,3 toneladas de CO2 compensadas. Ter a oportunidade de apresentar esse projeto para esse grupo tão seleto de Secretárias é justamente para empoderá-las a seguir com seus sonhos, que por mais dificeis que ossam parecer os projetos, sempre existirá a possibilidade do "sim". Basta conseguirmos vender a ideia para as pessoas certas, utilizando-se do nosso poder de persuasão... conseguiremos deixar não só um legado para as próximas gerações de secretárias, mas no meu caso, transformar o mundo em um lugar melhor para os nossos filhos.

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Projeto Vencedor 2019 - Júri Técnico

Interlocução entre as Áreas Operacionais da Instituição com a Alta Administração

Lidiane Rodrigues

O projeto envolveu, por exemplo, o agendamento de reuniões que reduz a aglomeração na sala da diretoria e presidência, a elaboração de calendário de reuniões para cada exercício, preparação e disponibilização de documentação a ser analisada nas reuniões, etc. Um dos maiores resultados foi a implantação do “Acompanhamento pós reunião”, onde contei com um sistema informatizado, o “Gestão de Risco Operacional”, que permite a inclusão das solicitações registradas em atas de reuniões dos órgãos estatutários. A primeira etapa é registrar o nome da “ação”. A segunda é descrever os procedimentos e objetivos a serem efetuados, sinalizando a prioridade da demanda, sendo baixa, média ou alta, e sinalizar a urgência e criticidade. Na terceira há o planejamento, quando deve ser inserida a data de início, geralmente a data que fora realizada a reunião do colegiado. Na sequência, estipula-se um prazo para as ações, sendo as lideranças informadas por e-mail. Todas as etapas, que visam a hierarquia, com observância no organograma institucional, resultam na aplicabilidade do plano de ação. Após esse controle, cada demanda é por sua vez evidenciada na próxima reunião dos órgãos estatutários, conforme calendário de reunião aprovado e divulgado. Com isso, difundimos tempestivamente a comunicação interna, mitigamos riscos, mantemos a conformidade com as áreas de controles internos, auditoria e órgãos reguladores, e asseguramos a perenidade do Sistema CrediSIS.

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Projeto Vencedor 2018 - Júri Técnico

Indicadores de desempenho

Walkiria Aparecida Gomes de Almeida | Maria Elisabete S. D'Elia

A falta de Indicadores de Resultado tem causado inúmeros prejuízos tanto ao profissional como às empresas. Com as lições dos Programas de Qualidade, nosso projeto pretende criar alternativas para esse desafio. Acreditamos que com o nosso projeto de Indicadores de Resultados estamos escrevendo uma nova página para a Profissão, de maior valorização, fortalecimento da identidade e reconhecimento da sua real participação nos resultados corporativos.

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Projeto Vencedor 2016 - Júri Técnico

Código de Ética e Conduta Corporativa

Ana Patricia Fontinele

Eu sempre defendi a ideia de que toda organização tem o importante papel de elaborar e divulgar seu Código e Ética e Conduta Corporativa, que consiste em diretrizes e normas morais que sugerem um comportamento profissional adequado. Apresentei a proposta e, desde então, tenho sido a sponsor desse projeto em toda sua complexidade. Após muita pesquisa, desenvolvi um material com os princípios éticos fundamentais e compatíveis com os valores da companhia, em uma linguagem simples e em uma construção visual estratégica que promove a melhor compreensão da leitura. Todo conteúdo é avaliado e validado pela área Jurídica, Recursos Humanos, Presidência, entre algumas outras áreas relacionadas. O material é destinado a todos os colaboradores Autopass: Estagiários e jovens aprendizes, operacionais, analistas, gestores, todo corpo Executivo e Conselho, além dos parceiros comerciais. Nesse projeto, há ainda, em paralelo, um código de ética específico para fornecedores (este ainda em desenvolvimento), a fim de esclarecer os principais quesitos e crenças da empresa. Por trás do Código de Ética e Conduta Corporativa, foi estabelecido um comitê de ética para avaliação de casos de má conduta e sugestões de melhorias cabíveis ao planejamento estratégico da empresa. Este mesmo Código de Ética e Conduta Corporativa, possui ainda um canal de ouvidoria, exclusivo aos colaboradores Autopass, para esclarecimentos, sugestões, críticas e denúncias, com a garantia Autopass de absoluto compromisso com o sigilo na condução das investigações e preservação da identidade dos envolvidos. O canal de ouvidoria estará disponível via e-mail, caixa postal, material impresso nas filiais e, muito em breve, na nova plataforma do intranet e no novo site institucional.

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Projeto Vencedor 2015 - Júri Técnico

GerVia

Angela Rocha Alram | Cleide Kaminski Larsen | Marta Militão

No ano de 2010, recebemos a missão de criar uma ferramenta que auxiliasse os gestores e colaboradores a planejar suas viagens com antecedência, reduzindo custos. O escopo desse projeto organizou todo o trabalho a ser realizado, minimizando riscos, arregimentando as corretas competências e atendendo ao grau de satisfação esperado pelos stakeholders. Com este software, os gestores tem um visão macro das viagens de sua área, podendo desta forma interferir e evitar gastos desnecessários, e administrando a redução de viagens emergenciais. Hoje o software chamado GERVIA, consegue com muita eficiência medir se o planejamento das viagens foi feito da forma: planejada, não planejada ou emergencial, e ainda proporciona uma série de relatórios por centro de custo, período e departamento. Dessa forma, o gestor consegue avaliar se o planejamento está sendo seguido.

CONHEÇA O PROJETO NA ÍNTEGRA